quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Acampando na Praia do Inferno - RJ

Unknown
Descrição: 


Praia deserta
Local: Barra de Guaratiba - RJ
Nível: Médio
Duração da Trilha: 2 horas (2,6km)


Mapa das praias




Sobre a Praia:

Pouca gente sabe, mas ainda existem praias completamente selvagens na cidade do Rio de Janeiro. Uma delas, é a Praia do Inferno, localizada entre os bairros de Barra de Guaratiba e Grumari, na Zona Oeste da cidade do Rio. Na mesma região, existem outras três praias pouco visitadas: Perigoso, onde localiza-se a famosa Pedra da Tartaruga, Praia do Meio e Praia Funda, a preferida dos surfistas.

Mas, como chegar a Barra de Guaratiba?

Eu, particularmente, prefiro ir sempre de transporte público. Uma maneira bastante fácil de se chegar lá, é por BRT. O trajeto é simples. A partir do Terminal Alvorada, embarque em qualquer ônibus BRT que vá em sentido Santa Cruz ou Campo Grande, BRT para Pingo D'água também irá servir. Nossa parada é na estação Ilha de Guaratiba. Nessa estação, você verá um retorno na pista, à sua esquerda, é só descer a passarela e ir para um ponto pois terá que pegar o ônibus (comum) número 867 e desembarcar no ponto final. Pronto ! Chegamos a Barra de Guaratiba ! Agora, para ter acesso a trilha, olhe a imagem abaixo:





Depois que subir a ladeira, apenas vá seguindo a rua, fique de olho nas sinalizações nas paredes e muros, os próprios moradores as fizeram para guiar o caminho. A trilha começa quando acaba o asfalto. Tem uma casa na boca da trilha, que é uma descida esburacada e um pouco difícil, a partir daí, polpe folego e aproveite a paisagem,  o trajeto será meio longo rs.

Depois de caminhar na trilha por 30 minutos, você verá uma bifurcação com uma placa com duas informações. A primeira é: "Recolha seu lixo !" e a segunda diz que se você continuar reto, tomará rumo para a Praia do Meio, na qual devemos seguir. Se dobrar para a direita, você irá descer para a primeira praia, chamada Perigoso.

Seguindo reto, chegaremos a Praia do Meio e nessa parte, o caminho fica muito interessante ! Para ter acesso à praia, é preciso fazer um mini rappel num paredão rochoso. É divertido, mas precisa ter atenção nas pedrinhas e areias que te fazem derrapar a todo instante.


Mini Rappel rs

Após chegar a praia, andando poucos metros a frente, terá início de uma nova trilha para fazer o contorno das rochas onde arrebentam ondas violentas. NÃO aconselho a travessia pelas rochas. Há um lugar engraçado para tirar foto por ali, mas muito cuidado, o lodo na superfície é mortalmente escorregadio, podendo te jogar direto nas ondas violentas, o que seria fatal. Acredite, eu escorreguei ali e quase morri. Consegui me segurar numa fenda das rochas e voltei em segurança. Veja a foto:


Observe a marca molhada na rocha. Esse é o limite para se andar sem escorregar.


 Nesse ponto da foto acima, já é possível ver a praia do inferno. Aproveite esse recanto paradisíaco e semi-selvagem que a natureza nos proporciona !
Montando acampamento:

Chegando à praia, haverá uma fonte de água construída pelo Ex-Governador carioca, Brizola. Sim, há boatos de que, quando a coisa apertava no Palácio da Guanabara, Brizola se refugiava na praia do Inferno, pousando seu helicóptero ali. NÃO aconselho que você beba água ali, pois já vi alguns sujeitos mergulhando na fonte. Use-a apenas para banho e outras tarefas. Mas, onde beber água? Na própria praia do inferno, há uma mini caverna e do teto dela, sim, do TETO, escorre a mais pura e gostosa água filtrada naturalmente, que escorre suavemente por uma folha de babosa. Parece maravilhoso, não é mesmo? Realmente é !

Quanto a montagem da barraca, o melhor local é na boca dessa mesma caverna. Não há animais ali. É um ponto estratégico que te mantém perto da água e do local do fogo (que eu e meus amigos aprontamos com algumas rochas. É uma lareira natural ! E não se preocupe, ninguém irá rondar seu acampamento atrás de água da fonte da caverna, poucos sabem sobre ela.

Espero que aproveitem o máximo dessa beleza natural e, não se esqueça de levar seu lixo embora. A natureza agradece ! Abaixo, algumas fotos da praia do inferno:


Ótima pedra pra se prosear com os amigos durante a noite. A brisa é excelente !


Raro momento de calmaria das ondas.


Foto na "pedra do lodo" após o susto do escorregão rs.


Paredão de rochas que delimita a praia do inferno.

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Como chegar ao Alto da Ventania - Petrópolis

Unknown

Descrição:


Altitude: 1270 metros.

Nível: Subida (Médio/Difícil) - Descida: (Fácil)

Duração: Subida 2h:30 - Descida 1h:30.
Atrações: Montanhismo, Trilhas, Serra dos Orgãos, Parnaso.


Como chegar?

O Alto da Ventania encontra-se na cidade de Petrópolis-RJ, na Região Serrana do Estado, à 69,5 km da cidade do Rio de Janeiro. Já a partir do centro de Petrópolis, a melhor forma de acesso ao Alto da Ventania é de ônibus, pois ao início da estradinha que dá acesso à trilha, não há lugares para estacionar, sendo até mesmo perigoso por ser um bairro de pouco movimento. Na rodoviária de Petrópolis, embarque no ônibus Caxambu - Santa Isabel, desembarque no ponto final. O trajeto até lá leva apenas 20 minutos.
Chegando ao ponto final, siga pela estradinha a sua esquerda, menos ingrime que a outra. A estrada da direita, dá acesso ao Morro do Cobiçado, mas iremos abordar esse assunto em outra postagem. Essa estradinha que seguiremos, corta inúmeras belas plantações e fazendas, onde você pode pedir informação caso preferir. Continue a seguir a estradinha até o rio ficar paralelo a você, a partir daí, requer mais atenção, pois não há nenhuma placa informativa sobre onde seguir para a trilha. Fique de olho em uma casinha verde, a esquerda da estrada, pois é ali que entraremos para iniciar a trilha. 




                                                    Estradinha antes do início da trilha

Você irá entrar antes da casa, entre as plantações, onde logo perceberá o rio e mais a frente, uma cerca. Atravesse o rio e a cerca e continue seguindo o pequeno caminho, você irá encontrar uma segunda cerca, atravesse-a também. Nesse ponto é muito importante a atenção, após caminhar um pouco, você irá se deparar com uma bifurcação. Vá para a esquerda, onde há uma estaca com sinalização amarela. Parabéns, você começou a trilha! 




Descida da Trilha



Uma dica é sempre seguir a direção das Torres de alta tensão, pois a trilha deverá passar entre duas delas. A partir daí, a subida exige preparo físico. São cerca de 2,7km de subida por um terreno irregular e escorregadio em alguns pontos. Por toda a subida, haverá estacas sinalizadoras em amarelo e, bem ao lado da estaca que marca 7km* há uma fonte de água puramente filtrada na rocha. Mesmo que você tenha água, vale a pena a parada para experimentar, é a melhor água que já bebi. 




*A marcação de quilometragem nas estacas corresponde ao total do percuso da travessia Ventania x Cobiçado. Mas o objetivo dessa postagem é apenas o Alto da Ventania, certo? 


Muita atenção na imagem abaixo. Nesse ponto da trilha, onde as árvores formam um verdadeiro túnel, haverá uma placa de indicação que você está adentrando a área protegida pelo Parque Nacional da Serra dos Orgãos - Parnaso, também é um indicador de que você está próximo do seu destino. 



Após a placa de indicação, haverá duas bifurcações a esquerda. A primeira, é para um "falso cume" muito ingrime com vegetação média-alta. Caso queira cortar caminho, suba na segunda bifurcação, você irá atravessar um mar de Maricás (plantas grandes) por cerca de 50 metros, e você sairá em uma trilha onde te dá duas opções de estadia. Como você pode ver no vídeo abaixo, chegamos em uma hora ruim, com muita neblina. Por isso decidimos ir para a esquerda, onde é mais perto. Aconselho que você siga para a direita, onde a estadia é melhor. Caso não passar por esse atalho, apenas siga a trilha principal até o momento em que a trilha corta um capim baixinho, siga por esse caminho até um aglomerado de rochas, esse é o seu destino! Veja algumas fotos abaixo do topo do Alto da Ventania.

Algumas dicas importantes: 

- Se você pretende acampar, não vá no verão. Chove quase todo dia ao fim da tarde e durante toda a noite.

- Não há muita opção de lenha no cume, aproveite a luz do dia para buscar lenha na trilha.

- Vá preparado para o frio. Se você tiver sorte, a temperatura estará por volta dos 13ºC. No inverno, é bem mais abaixo disso.

- Arme sua barraca entre as rochas, pois o vento é forte e seu sobre-teto pode soltar algumas vezes durante a noite.

- Leve embora contigo todo o seu lixo. Vamos zelar para que outras pessoas possam aproveitar a beleza do lugar assim como você. A natureza agradece! 












                                                   Uma das belas vistas a partir do topo




                              Aglomerado de rochas à esquerda do cume, onde acampamos.



                                                     Vista maravilhosa ao amanhecer





                                  Vista das fazendas no início da jornada. Sensacional !







                                                    Foto do grupo ao fim da aventura